sábado, 24 de outubro de 2009

"Intróito" da missa da meia noite



Aqui fica um pouco de gregoriano.O canto gregoriano continua a ser o canto oficial da Igreja. No meu projecto para a Missa da Meia Noite deste ano está também esta antífona. Depois do cântico de Entrada, enquanto é incensado o altar os homens cantariam esta antífona. Foi composta por volta do século XI... a nossa igreja de certo que terá "ouvido" durante séculos esta antífona no início da Missa da Natividade do Senhor (Natal)... É uma boa oportunidade para nos familiarizarmos com o canto gregoriano...sobretudo é um canto meditativo e sereno...Aproveitem.

DOMINUS DIXIT AD ME: FILIUS MEUS ES TU. EGO HODIE GENUITE.
tradução: O Senhor disse-me: Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei"

1 comentário:

  1. já estive a ouvir com a letra à frente! é muito mais fácil com som e letra...

    ResponderEliminar